Conhecereis a verdade e ela te ajudará a ser aprovada(o) em um concurso de Biblioteconomia mais rápido.
Talvez você não precise passar anos da sua vida estudando para um concurso de Biblioteconomia ou comprar uma assinatura anual de cursinho de mais de mil reais para ser aprovada(o). Talvez você não precise estudar todas as matérias previstas no edital para garantir a sua aprovação dentro das vagas. Se você não tem tempo a perder e quer ser aprovada(o), concursada(o), endinheirada(o) e tem pressa, cola aqui nessas dicas que você vai longe (e vai rápido).
VERDADE 1: VOCÊ PODE SER APROVADA DENTRO DAS VAGAS DE UM CONCURSO MESMO ESTANDO ESTUDANDO HÁ POUCO TEMPO
Quem não tem o primo que começou a estudar quando saiu o edital e foi aprovado nas primeiras colocações de um concurso?
Pois é, isso acontece e, inclusive, conheço pessoas próximas que conseguiram. Minha irmã, aquela safada nerd, passou num concursão antes mesmo de se formar.
Para isso, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:
1. Ter tido um ótimo aproveitamento das matérias de graduação em Biblioteconomia.
Se você sempre foi esforçada(o) para tirar as melhores notas e deu o seu melhor nos trabalhos da graduação, então você tem grandes chances de ser aprovada(o) rapidamente em um concurso de Biblioteconomia. Só se liga no próximo pré-requisito que é:
2. Dedicação exclusiva nos meses que antecedem a prova
As pessoas que são aprovadas rapidamente geralmente são intensas, exageradas, obcecadas nos meses que antecedem a prova. Isso porque a maneira como o seu conhecimento é cobrado em concursos é diferente da maneira como ele foi cobrado na faculdade. Assim, se você já tem uma base e bagagem boa, só te falta treinar obcecadamente até o dia da prova. Vai fundo!
Lembrando que, se a sua base não estiver boa ainda, essa estratégia não é pra você e não vai adiantar muito, ok? Mas, óbvio, não sou eu quem vai dizer pra você não tentar. Mas sou eu quem vai te advertir pra não ficar surpresa(o) ou frustrada(o) caso isso não dê certo.
VERDADE 2: VOCÊ PODE APRENDER A CANTAR UMA MÚSICA EM INGLÊS, ANTES DE SABER FALAR EM INGLÊS
Quando eu tinha 11 anos fiz um cursinho de inglês por 1 semestre. Óbvio que, nem se fosse um curso intensivo eu teria conseguido aprender a falar inglês em tão pouco tempo, mas aprendi, pelo menos, a conseguir ler uma palavra em inglês e saber pronunciá-la.
Assim, se tivesse acesso a letra de músicas em inglês e as ouvisse, conseguia cantá-las perfeitamente, por mais que não entendesse bulhufas do que eu estava falando.
Daí que, ACORDA BRASIL, você não precisa saber da porra da matéria toda para começar a ir resolver questões ou realizar provas!
A propósito, eu tenho uma má e uma boa notícia pra você: você NUNCA vai saber tudo e NUNCA vai estar 100% preparada(o). Então, não se cobre por não conseguir realizar um feito que não vai ser realizado por ninguém e vá logo se acabar de resolver questões, porque na hora H não importa se você sabe do conteúdo cobrado e sim se você sabe RESOLVER QUESTÕES. É isso.
VERDADE 3: VOCÊ NUNCA VAI TER TEMPO PARA ESTUDAR
Ok! Talvez alguém já tenha te dito essa verdade. Mas não custa nada repetir: aquele período da sua vida que você costuma chamar de “quando eu tiver tempo” NUNCA vai chegar. E, se chegar, você estará tão ruim da cabeça, porque provavelmente desempregada(o), que talvez esse nem seja o melhor momento para você conseguir estudar.
Então, dê nomes aos bois: você não precisa de tempo, você precisa estabelecer prioridades e se organizar para cumpri-las.
VERDADE 4: ESTUDAR O QUE VOCÊ JÁ SABE É PERDER TEMPO
Tem um milhão de matérias para estudar no edital, dedique-se a aprender aquelas que são mais cobradas e sobre as quais você não tem domínio.
Não me vá perder tempo fazendo fichamento de livros de matérias que você já domina, pelamor!
E se você está inseguro quanto a ter domínio ou não sobre determinada matéria, o único jeito de ter certeza é RESOLVENDO QUESTÕES.
Eu, por exemplo, quando vou fazer prova do Cespe, simplesmente NÃO ESTUDO PORTUGUÊS.
Agora me pergunta: eu sei TUDO de português?
Eu te respondo: não. Mas o meu aproveitamento dessa matéria em provas do Cespe é de 80 a 90%, então eu simplesmente pulo pras matérias que em que meu aproveitamento é menor.
Agora se eu for fazer uma prova da FGV, em que meu aproveitamento em português é de 40 a 50%, certamente eu me dedicaria em estudar mais essa matéria.
Deu pra entender?
VERDADE 5: VOCÊ NUNCA VAI SER APROVADA(O) ENQUANTO NÃO FIZER UM PLANEJAMENTO DOS SEUS ESTUDOS
NUNCA? Nunca. Jamé. Não tem como.
“Ah, Suzane, mas eu conheço uma pessoa que… ” Já pode parar por aí! Não me venha falar do seu primo ou da filha da vizinha. Exceto pela verdade número 1, eu não vim aqui para falar de exceções.
Enquanto você estiver estudando na doida, de qualquer jeito, se der e quando der você não vai passar.
Minha sugestão é: ao invés de ficar repetindo que vai “tomar vergonha na cara”, comece a falar “eu vou me planejar”. E faça isso.
Faça um plano de estudos e execute-o. Adapte-o a imprevistos, mas sempre o tenha como norte. E aí cê vai é longe!
VERDADE 6: SÓ SANGUE NOS OLHOS NÃO TE LEVA A LUGAR NENHUM
OK! Você pode ser MUITO determinada(o), mas você irá muito mais longe e mais rápido se souber ONDE e COMO investir tanta energia.
Se você tiver muito sangue nos olhos, mas não souber como fazer um estudo estratégico, então isso pode não te adiantar de muita coisa.
Agora, minha filha, se tu alinha esse teu sangue nos olhos com saber estudar corretamente. NÃO TEM PRA NINGUÉM. Só vai.
VERDADE 7: NEM TUDO SÃO FLORES NO SERVIÇO PÚBLICO
Passar num concurso não vai ser a salvação da sua vida, embora, sem dúvida, seja uma ótima e confortável possibilidade.
E tô te dizendo isso apenas para te conscientizar de que vida de servidor público é tão difícil quanto a de qualquer outro trabalhador.
Grandes cursinhos vão te fazer acreditar que você vai ficar rycah(oh) e só viajar e não é, necessariamente, bem assim. Beleza?
VERDADE 8: ESTUDO REVERSO FUNCIONA SIM
Mas depende…
Vários professores são totalmente contra o estudo reverso, isto é, o estudo somente pela resolução de questões e consulta pontual à teoria.
Entretanto, isso pode sim funcionar e pode sim dar certo no âmbito de concurso, mas com um porém: quando você já tem uma base sobre aquela matéria.
Aliás, quando é o caso, isso te economiza um tempo danado e te dá mais tempo para estudar matérias que você ainda não domina.
Assim, use, mas não abuse do estudo reverso.
VERDADE 9: SE ESTIVER ESTUDANDO DE ÚLTIMA HORA, ABUSE DE EXERCÍCIOS
Beleza, daí que você ouviu todos os meus conselhos e mesmo assim procrastinou, procrastinou, não estudou e a prova já é semana que vem.
MIGA, SUA LÔKA! Corre pra maratonar questões e mais questões antes da prova.
Tá certo que suas chances de ser aprovada(o) maratonando questão só a essa altura do campeonato não são lá tão boas. Mas a única “estratégia” possível a essa altura é essa.
E se não der certo, pelo menos você já pegou no embalo pra continuar estudando pra próxima prova.
VERDADE 10: 80% DA SUA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SÃO SOBRE 5 MATÉRIAS
Essa verdade foi DECISIVA para minha aprovação.
Eu ficava louca para saber tudo sobre tudo, mas quando me liguei que priorizar as matérias mais cobradas me faria aumentar o meu nível de acertos para 80% na parte de conhecimentos específicos, minha aprovação veio em questão de meses.
Então, anota aí, as 5 matérias mais cobradas em concursos de Biblioteconomia são:
1ª: Gestão de bibliotecas
2ª: Catalogação
3ª: Indexação
4ª: Introdução à Biblioteconomia e Ciência da Informação
5ª: Varia de acordo com a banca, mas geralmente é Tecnologia da informação aplicada à Biblioteconomia, Normalização ou Serviço de Referência.
E por hoje foi isso, minha gente! Lembrando que esse post foi fruto de uma live que fiz lá no instagram do biblioconcurseiros. Se você quiser assisti-la, clica aqui.
E se você ficou em dúvidas ou tem outra verdade nunca dita pra contar, me fala aí nos comentários. 😉
Suzane, você é uma pessoa maravilhosa demais. É uma pessoa de muita LUZ! DEUS te abençoe hoje e sempre!
Gratidão por essas dicas tão úteis e valiosa!
Forte abraço!
Valeu, Letícia! Fico feliz que gostou. ❤️ Se for usar alguma dica é der certo volta aqui pra me contar. 😉
Queria saber, qto tempo para cada disciplina, porém demoro muito nós conceitos de gramática. Pelo motivo de começar do zero, entendeu.
Se você estiver estudando para uma banca específica, procure responder questões sobre língua portuguesa dessa banca e tente verificar se realmente precisa aprofundar seus estudos.
Para estudar português e não perder muito tempo com isso, sugiro estudar por esse livrinho aqui: https://www.amazon.com.br/Portugu%C3%AAs-Descomplicado-Conforme-Nova-Ortografia/dp/8502077821
Ele é ótimo, bem didático e de rápido estudo. 😉
Arrasou na postagem! Parabéns!