Biblioteconomia
Descomplicada para
Concursos
Tenha acesso a um poderoso curso preparatório para garantir sua aprovação e matar de vez mesmo os assuntos mais complicados ainda em 2024.
NÃO É SÓ MAIS UM CURSINHO DE BIBLIO. ENTENDA. 👇
Saiu o edital! 🤩
Bate aquele ânimo e você promete a si mesma(o): AGORA VAI!
Mas não, pera! Por onde começar?
É tanta matéria cabeluda e tanto material de estudo que logo vem o desânimo: ¨pra que começar se eu sei que não vou dar conta disso tudo mesmo?¨
Talvez você até compre um cursinho de Biblio pra concursos pensando que vai resolver o seu problema, mas o resultado é que você continua no 0 a 0, sem entender bulhufas de matéria nenhuma.
Não bastasse isso, uma certa frustração e sensação de incapacidade são inevitáveis.
Era exatamente isso que acontecia comigo alguns anos atrás 🤦♀️
Quando comecei a estudar para concursos, eu inventava todas as desculpas: dizia que não tinha tempo, que estava muito em cima da hora pra estudar, que a concorrência era mais preparada que eu...
Mas no fundo eu tinha muita preguiça... E não era preguiça de estudar não. Eu tinha preguiça de AACR2, CDU, linguagens documentárias e de todos os livros e artigos que precisaria ler.
Pronto. Falei!
Foi aí que deu aquele estalo! 💡
Tudo mudou quando, de tanto apanhar, eu me dei conta de uma coisa: precisaria, de uma forma ou de outra, com preguiça ou sem preguiça, aprender de verdade os conteúdos mais cobrados como Catalogação, Classificação, TI aplicada à Biblioteconomia, etc. e não apenas passar por eles superficialmente.
Era isso ou então minha vida de concursada não seria nada além de um lindo sonho.
E eu estava certa.
Olha só: foi quando eu comecei a esquematizar e compreender os conteúdos cobrados, comparando com as questões das bancas, que comecei a acertar mais e mais questões.
Consequentemente, minha aprovação veio rapidinho.
Comecei a estudar dessa forma em agosto de 2013. Em dezembro de 2013 fiz a prova do IBGE, na qual passei em 3º lugar. Em junho de 2014 meu nome apareceu lindo no Diário Oficial: finalmente chegou o dia da nomeação.
Passados alguns anos, vim compartilhar com você o aprendizado que me fez ser aprovada, oferendo um curso preparatório completo, em que você vai se aprofundar nas matérias tanto quanto seja necessário, sem excesso, mas também sem superficialidade. E de forma totalmente descomplicada e voltada para o que de fato cai.
Afinal, passa quem acerta mais questões e não quem sabe mais.
Tá, mas onde me inscrevo mesmo, hein?
O que você ganha com o Biblioteconomia Descomplicada para Concursos?
24 meses de acesso
Estudar para concursos geralmente é um projeto de médio a longo prazo. Você terá acesso ao conteúdo do curso por 24 meses. Dá tempo pra estudar tranquilamente, no seu tempo.
Aulas + apostilas + mapas mentais
Além das videoaulas, você contará com todo o conteúdo das aulas esquematizado em mapas mentais e organizados em apostilas muito bem editadas, com exercícios e simulados para você treinar.
Saiba exatamente o que estudar e economize tempo
Ao invés de você perder seu tempo tentando estudar sozinha(o), correndo o risco de se perder no meio de tantos livros, artigos e conceitos cobrados e se desanimar no caminho, eu te entrego todo o ouro aqui de mão beijada.
📱Estude em qualquer lugar
Minha plataforma de aulas é o Hotmart Club. Você poderá baixar as aulas no seu celular ou tablet, por meio do aplicativo da Hotmart, para assistir off-line quando estiver sem Wifi.
🤓 Faça parte de uma comunidade exclusiva
Você vai poder participar da comunidade exclusiva de alunos no Facebook e tenha contato com pessoas que estão na mesma jornada que você.
Tenha suporte da prof.
Todas as suas dúvidas relativas ao conteúdo do curso serão respondidas por mim dentro da plataforma do curso.
Mais de 1.300 biblio concurseiros já estão estudando de forma descomplicada.
Mas será que elas(es) estão gostando?
Dá só uma olhadinha.
¨Suzane, teu curso é maravilhoso e tá me ajudando muito. Me sinto motivada pra estudar, pra fazer meu próprio material de revisão (amém oficina de mapas mentais). Adoro tua didática e teu jeito atencioso e engraçado de tratar os alunos. Alerta de canceriana se declarando pra prof <3¨
Mariana Boeira
@mariana.boeiram
¨O curso tem exatamente a proposta que eu buscava, que é:
- saber o que de fato é cobrado e assim não perder tempo;
- pegar um material e saber distinguir o que é importante do que é blá blá blá;
- aprender a montar minhas resenhas de maneira mais sucinta;
- aulas objetivas;
- conteúdo aprofundado e não superficial;
- incentivo para estudar todos os dias. Gostaria de elogiar também a atenção da Suzane conosco. Respostas rápidas e busca solução para tudo que é mencionado pelos alunos.¨
Andressa Rodrigues
@dree_rodrigues
E tem mais!
Se inscreve logo aí, amada! 😅
O que tem no curso 🤓
O Biblioteconomia Descomplicada para Concursos inclui 36 aulas organizadas em ciclos + 7 aulas adicionais. Cada aula tem, em média, 1 hora e meia de duração e é acompanhada de mapas mentais com o conteúdo esquematizado e de uma apostila que inclui exercícios.
Todas as aulas já foram gravadas e já estão disponíveis para você assistir
Você pode acessá-las na plataforma do curso por 24 meses desde a data da compra, isto é, até outubro de 2026.
As aulas unem teoria e prática com exercícios, pra ninguém ficar boiando.
Carga horária total: 73 horas
Organização das aulas
As aulas de cada matéria são intercaladas e distribuídas em ciclos, de modo à:
otimizar a memorização;
facilitar a revisão;
e tornar o estudo mais dinâmico.
Aula 1 – Indexação – pt. 1 de 3 (Duração: 1h38m)
Aula 2 – TI, Automação e Bibliotecas Digitais – pt. 1 de 4 (Duração: 1h38m)
Aula 3 – Catalogação – pt. 1 de 5 (Duração: 2h07m)
Aula 4 – Serviços de referência – pt. 1 de 2 (Duração: 1h41m)
Aula 5 – Gestão de bibliotecas – pt. 1 de 3 (Duração: 1h28m)
Aula 6 – Indexação – pt. 2 de 3 (Duração: 1h41m)
Aula 7 – TI, Automação e Bibliotecas Digitais – pt. 2 de 4 (Duração: 1h26m)
Aula 8 – Catalogação – pt. 2 de 5 (Duração: 1h58m)
Aula 9 – Serviços de referência – pt. 2 de 2 (Duração: 2h11m)
Aula 10 – Gestão de bibliotecas – pt. 2 de 3 (Duração: 1h46m)
Aula 11 – Indexação – pt. 3 de 3 (Duração: 1h39m)
Aula 12 – TI, Automação e Bibliotecas Digitais – pt. 3 de 4 (Duração: 1h58m)
Aula 13 – Catalogação – pt. 3 de 5 (Duração: 1h27m)
Aula 14 – Gestão de bibliotecas – pt. 3 de 3 (Duração: 1h30m)
Aula 15 – Introd. à Biblio, Documentação e CI – pt. 1 de 2 (Duração: 1h51m)
Aula 16 – TI, Automação e Bibliotecas Digitais – pt. 4 de 4 (Duração: 1h52m)
Aula 17 – Catalogação – pt. 4 de 5 (Duração: 2h05m)
Aula 18 – Introd. à Biblio, Documentação e CI – pt. 2 de 2 (Duração: 1h23m)
Aula 19 – Desenvolvimento de coleções – pt. 1 de 2 (Duração: 1h28m)
Aula 20 – Linguagens documentárias – pt. 1 de 3 (Duração: 1h58m)
Aula 21 – Catalogação – pt. 5 de 5 (Duração: 1h57m)
Aula 22 – Desenvolvimento de coleções – pt. 2 de 2 (Duração: 1h28m)
Aula 23 – Linguagens documentárias – pt. 2 de 3 (Duração: 1h20m)
Aula 24 – Normalização – pt. 1 de 4 (Duração: 2h18m)
Aula 25 – Classificação – pt. 1 de 3 (Duração: 1h24m)
Aula 26 – Linguagens documentárias – pt. 3 de 3 (Duração: 1h22m)
Aula 27 – Normalização – pt. 2 de 4 (Duração: 1h57m)
Aula 28 – Classificação – pt. 2 de 3 (Duração: 1h45m)
Aula 29 – Estudos de usuários – pt. 1 de 1 (Duração: 1h29m)
Aula 30 – Controle bibliográfico – pt. 1 de 1 (Duração: 1h48m)
Aula 31 – Fontes de informação – pt. 1 de 1 (Duração: 1h13m)
Aula 32 – Marketing – pt. 1 de 1 (Duração: 1h25m)
Aula 33 – Classificação – pt. 3 de 3 (Duração: 1h48m)
Aula 34 – Normalização – pt. 3 de 4 (Duração: 2h03m)
Aula 35 – Bibliografias – pt. 1 de 1 (Duração: 1h04m)
Aula 36 – Normalização – pt. 4 de 4 (Duração: 1h55m)
APENAS O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Passa quem acerta mais questões e não quem sabe mais. Confira abaixo o conteúdo detalhado de cada aula, que será abordado com a profundidade necessária para que você acerte questões. Nem mais, nem menos.
Indexação - 3 aulas (Duração: 4h58m)
1. Princípios da indexação
1.1 Etapas da indexação
1.1.1 Primeira etapa: análise conceitual
1.1.1.2 Falhas da análise conceitual
1.1.2 Segunda etapa: tradução
1.1.2.1 Falhas da etapa de tradução
1.1.3 Etapas da Indexação segundo FUJITA (2004)
1.2 Atinência
1.3 Vocabulários controlados
1.3.1 Tipos principais
2. A prática da indexação
2.1 Como analisar um documento
2.2 Exaustividade da indexação
2.3 Princípio da especificidade
2.4 Índices pós-coordenados
1. Índices pré-coordenados
1.1 Métodos de indexação pré-coordenada
1.1.1 SLIC
1.1.2 KWIC, KWOC e KWAC
2. Revocação e Precisão
3. Qualidade da indexação
4. Como melhorar a indexação
4.1 Indexação ponderada
4.2 Elos
4.3 Indicadores de função
1. Coerência da indexação
1.1 Fatores que influenciam na coerência
2. Indexação automática
2.1 Indexação por extração automática
2.2 Indexação por atribuição automática
3. NBR 6034:2004 – Preparação de índice de publicações
3.1 Objetivo
3.2 Definições
3.2.1 Índice
3.2.2 Entrada
3.2.3 Cabeçalho
3.3.4 Subcabeçalho
3.3.5 Indicativo
3.3.6 Remissiva
3.4 Tipos de índice
3.5 Localização
3.6 Regras gerais de apresentação
3.6.1 Conteúdo
3.6.2 Organização geral
3.6.3 Remissiva VER
3.6.4 Remissiva VER TAMBÉM
4. NBR 12676:1992 – Métodos para análise de documentos – Determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação
4.1 Objetivo
4.2 Definições
4.2.1 Documento
4.2.2 Conceito
4.2.3 Assunto
4.2.4 Indexação
4.2.5 Termo de indexação
4.3 Estágios da indexação
4.4 Seleção de conceitos
4.5 Quantidade de termos
4.6 Controle de qualidade
Catalogação - 5 aulas (Duração: 10h21m)
1 Definição de Catalogação
2 Tarefas ou funções dos catálogos de bibliotecas e de bibliografias nacionais, de acordo com os FRBR
3 Características que a catalogação deve possuir
4 Declaração dos princípios internacionais de catalogação
5 Catálogos
5.1 Definição
5.2 Objetivos
5.3 Classificação dos catálogos
5.4 Tipos de catálogos
5.4.1 Catálogos manuais em fichas
5.4.2 Catálogos automatizados
6 Panorama Histórico da Catalogação
1 Ainda sobre catálogos
1.1 Qualidades desejáveis
1.2 Vantagens e desvantagens de catálogos manuais e automatizados
1.3 Qualidades importantes na elaboração de catálogos
2 Modelos conceituais
2.1 Definição
2.2 Modelos conceituais existentes
2.3 Realidade brasileira e como isso se reflete em concursos
3 Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for Bibliographic Records) – FRBR
3.1 Entidades dos grupos bibliográfico: grupos 1, 2 e 3
3 3.2 Atributos
3.3 As relações entre as entidades
4 A prática da catalogação
4.1 Descrição bibliográfica
4.2 Pontos de acesso
4.3 Dados de localização
4.4 Entrada ou registro bibliográfico
4.5 Código de catalogação
4.6 Etapas da catalogação
5 Anglo American Cataloging Rules 2a edição – AACR2: estrutura
1 AACR2 – Parte 1 – Descrição
1.1 Relação com o ISBD
1.2 Tipos de ISBD
2. AACR2- Capítulo 1- regras gerais para descrição
2.1 – 1.0A Fontes de informação
2.2 – 1.0B Organização da descrição
2.3 – 1.0C Pontuação
2.4 – 1.0D Níveis de descrição
2.5 – 1.0E Língua e alfabeto da descrição
2.6 – 1.0F Incorreções
2.7 – 1.0G Acentos e outros sinais diacríticos
2.8 – 1.0H Itens com várias fonte principais de informação
3 Tipos de título
1. Pontos de acesso
1.1 Definição
1.2 Funções
1.3 Tipos
1.4 Ponto de acesso principal e pontos de acesso secundários Padronização e controle de autoridade
2. AACR2 – Parte 2
3. Determinação do ponto de acesso principal
3.1 Regras: ponto de acesso por autor e por título
4. Determinando os pontos de acesso secundários
4.1 Ordenação
5. Pontos de acesso de nomes pessoais
6. Pontos de acesso de títulos
6.1 Títulos uniformes
6.2 Títulos uniformes de leis
7. Regras especiais para entradas secundárias
1. Dados de localização (MEY; SILVEIRA, 2009)
1.1 Localização fixa
1.1.1 Regras de localização física
1.2 Localização relativa
1.3 Notação de autor
1.3.1 Tabela de Cutter
1.3.2 Tabela PHA
1.3.3 Exemplo de aplicação das tabelas de Cutter e PHA
1.3.4 Regras de aplicação
2. RDA
2.1 Estrutura teórica
2.2 Ambiente para o qual foi projetada
2.3 Escopo
2.4 Contexto internacional
2.5 Continuidade com o AACR2
2.6 Construção da RDA sob os alicerces das AACR
2.7 Principais mudanças
2.7.1 Foco no usuário
2.7.2 Estrutura extensível para descrever todos os tipos de recursos
2.7.3 Modo de publicação
2.7.4 Aceite aquilo que vê
Classificação - 3 aulas (Duração: 5h57m)
1 Introdução à Classificação
1.1 Tipos de Classificação
1.2 Principais Classificações Documentárias
1.3 Notação e Número de Chamada
2 Sobre a CDU
3 Tipos de edição da CDU
4 Estrutura da CDU
5 Tabelas principais ou sistemáticas
6 Índice alfabético de assuntos
1 Sinais e tabelas auxiliares da CDU
2 Ordem dos sinais auxiliares
2.1 Ordem horizontal ou de citação
2.2 Ordem vertical ou de arquivamento
3 Como expandir a CDU
3.1 Emprego do ¨subdividir como¨ ≅
1 Introdução à Classificação Decimal de Dewey
2 Contextualização da ordem das disciplinas
3 Arcabouço conceitual
3.1 Princípio da hierarquia
4 Classificando com a CDD
4.1 Determinação do assunto de uma obra
4.2 Determinação da disciplina de uma obra
4.2.1 Mais de um assunto na mesma disciplina
4.3 Tabela do último recurso (ordem de preferência)
5 Estrutura da CDD
5.1 Tabelas auxiliares
5.2 Notação
5.3 Tabela 1: subdivisões padrão
5.4 Tabela 2: áreas
5.5 Demais tabelas
🖥 TICs, Automação e Bibliotecas Digitais - 4 aulas (Duração: 6h54m)
1. Definições
1.2 Biblioteca digital
1.3 Biblioteca eletrônica
1.4 Biblioteca virtual
1.5 Biblioteca híbrida
1.6 Biblioteca 2.0
1.7 Biblioteca polimídia
2. Tipos de softwares
3. Sistemas de gerenciamento de bibliotecas
3.1 Funções básicas de um sistema de gerenciamento de bibliotecas
3.2 Principais sistemas de gerenciamento de bibliotecas no mercado brasileiro
4. Equipamento
4.1 Configuração básica do computador
4.2 Funções dos componentes de um computador
5. Arquitetura de redes e normas de protocolo (ROWLEY, 2002)
5.1 Topologias de redes
5.2 Algumas aplicações das redes
1. Arquitetura de redes e normas de protocolo (ROWLEY, 2002)
1.1 Topologias de redes
1.1.1 Tipos de topologia
1.1.1.1 Redes em estrela
1.1.1.2 Redes em anel ou laço
1.1.1.3 Redes de multipontos
1.1.1.4 Rede em barra
1.2 Algumas aplicações das redes
1.2.1 Redes locais
1.2.2 Redes de longa distância
2. Sistemas de Recuperação da Informação – SRIs (ROWLEY, 2002)
2.1 Gerações dos sistemas de recuperação da informação
3. Projeto e gerenciamento de sistemas de informação (ROWLEY, 2002)
3.1 Ciclo de vida dos sistemas
3.2 Desenvolvimento de sistemas
4. Interoperabilidade
4.1 Protocolo Z39.50
4.2 Protocolo OAI-PMH
1. Nem só de software vive o processo de informatização
1.1 Três instrumentos essenciais ao processo de automação
1.1.1 ISO 2709
1.1.2 Protocolo Z39.50
1.1.3 Formato MARC
1.2 Outros aspectos importantes
1.2.1 Conversão retrospectiva
1.2.2 Instalação, testes e garantias
1.2.3 Suporte técnico e manutenção
1.2.4 Condições institucionais
1.2.5 Treinamento dos usuários (equipe da biblioteca)
1.2.6 Documentação do sistema
2. Esquemas de metadados
2.1 MARC 21
2.1.1 O que é um registro MARC
2.1.2 Pra que o MARC
2.1.3 Por que o MARC
2.1.4 Termos MARC e suas definições
2.1.5 Três elementos que compõem o registro MARC: líder (estrutura do registro), diretório (indicação ou designação de conteúdo) e campos variáveis (conteúdo propriamente dito)
2.1.6 Principais campos MARC
2.2 MARC XML
2.3 MODS
1 Esquema de metadados (cont.)
1.1 Dublin Core MARCONDES, 2005
2 Requisitos desejáveis para um software de biblioteca digital
3 Softwares para administração de bibliotecas digitais
4 Preservação digital
4.1 Estratégias de preservação digital
4.2 Métodos de preservação digital
4.3 Dez mandamentos da preservação digital
5 Identificadores persistentes
5.1 Esquemas de identificação permanente
Linguagens documentárias - 3 aulas (Duração: 4h40m)
1. Definição de Linguagens Documentárias
2. Funções das LDs
3. Relações linguísticas e documentação
4. Características das linguagens documentárias e linguagens naturais segundo Vieira
5. Comparativo entre linguagens documentárias e linguagens naturais
6. Características das linguagens documentárias e linguagem naturais de acordo com CINTRA et al.
7. Vantagens e desvantagens das linguagens documentárias
8 Vantagens e desvantagens das linguagens naturais
9. Linguagens documentárias pré-coordenadas e pós-coordenadas
10. Vocabulários controlados
1. Análise documentária
2. Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs)
2.1 Definição
2.2 Intercâmbio e interoperabilidade de SOCs
2.2.1 Simple Knowledge Organization System
2.2.2 XML
2.2.3 RDF
2.3 Classificação de SOCs
2.3.1 Classificação por características
2.3.2 Classificação cronológica
2.4 Web semântica X Web social
2.4.1 Folksonomia
3. Sistema Unitermo
4. Tesauros
4.1 Definição
4.2 Características
4.3 Construção de tesauros
4.3.1 Universo conceitual
4.3.2 Organização de conceitos em linguagens documentárias
1 Tesauros (cont.)
1.1 Relações conceituais
1.2 Outras abreviaturas
1.3 Outras definições
1.4 Apresentação
2 Redes semânticas
3 Taxonomias
4 Ontologias
4.1 Passos para construção de uma ontologia
Gestão de Bibliotecas - 3 aulas (Duração: 4h44m)
1 Introdução
2 Funções da biblioteca
2.1 De acordo com Araújo e Oliveira
2.2 De acordo com Maciel e Mendonça
2.2.1 Funções na fase de formação, desenvolvimento e organização das coleções
2.2.2 Funções na fase de dinamização das coleções
2.3 Funções gerenciais
3 Modelagem da organização
3.1 Departamentalização
3.2 Gráficos de organização em unidades de informação
3.2.1 Organograma
3.2.2 Funcionograma
3.2.3 Fluxograma
3.3 Novos modelos de organização
1 Planejamento
2 Vantagens do planejamento
3 Instrumentos do planejamento
4 Tipos de planejamento
5 Etapas do planejamento
6 Avaliação de serviços de informação, programas e projetos
6.1 Eficiência, eficácia e efetividade
6.1.1 Eficiência
6.1.2 Eficácia
6.1.3 Efetividade
7 Relatório como instrumento de planejamento e avaliação de serviços de biblioteca
7.1 Definição
7.2 Finalidades
7.3 Estrutura
1 Diagnóstico organizacional (ALMEIDA, 2005)
1.1 Definição
1.2 Objetivos específicos
1.3 Tipos de diagnóstico
1.4 Por quem pode ser feito
1.5 Etapas do diagnóstico
1.5.1 Preparação
1.5.2 Elaboração do projeto de diagnóstico
1.5.3 Implementação do diagnóstico
2 Planejando o projeto (ALMEIDA, 2005)
2.1 O que é o projeto
2.2 Fases do projeto
2.2.1 Elaboração ou preparação do projeto
2.2.2 Estruturação
2.2.3 Desenvolvimento/ implementação
2.2.4 Avaliação
2.3 Etapas do processo de elaboração do projeto
3 Gestão do conhecimento
3.1 Conhecimento tácito e explícito
3.2 Criação do conhecimento em uma organização
3.2.1 Conversão do conhecimento
4 Ferramentas básicas de qualidade
4.1 Benchmarking
4.2 Brainstorming
4.3 Diagrama de Ishikawa
4.4 Diagrama de pareto
4.5 Histograma
Serviços de referência - 2 aulas (Duração: 3h52m)
1. O que é Serviço de Referência
2. Origens do serviço de referência
3. Questão de referência
3.1 Questões de natureza autolimitante
3.1.1 Consultas de caráter administrativo ou de orientação espacial
3.1.2 Consultas sobre autor ou título
3.1.3 Consultas de localização de fatos
3.2 Consultas de natureza aberta: consultas de localização de material
3.3 Outros tipos de consultas
4. Processo de referência (GROGAN)
5. Processo de Referência (FIGUEIREDO)
6. Entrevista de referência
6.1 Níveis de necessidade de informação
6.2 Etapas da entrevista de referência
1 Competência informacional
1.1 Objetivos da competência informacional
1.2 Definição da UNESCO
1.3 Definição da ALA
2 Letramento informacional
3 Serviço de referência virtual
3.1 Perspectiva de Pessoa e Cunha
3.1.1 Formas de serviço de referência
3.1.2 Vantagens e desvantagens do e-mail
3.1.3 Projetos colaborativos de referência virtual
3.1.4 Dificuldades de implantação do serviço de referência virtual
3.2 Perspectiva do Accart
3.2.1 Relação do serviço presencial e virtual
3.2.2 WEB 1.0, 2.0 e 3.0
3.2.3 Estudo de viabilidade para a criação de um serviço de referência virtual
3.2.4 Primeiros aspectos técnicos a serem examinados para implantação do serviço de referência virtual
3.2.5 Trunfos do serviço de referência virtual
4 Disseminação Seletiva da Informação
4.1 Etapas da DSI
5. Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT
Fontes de informação - 1 aula (Duração: 1h13m)
1 Fontes de informação primárias, secundárias e terciárias
1.2 Definição de algumas fontes
Fontes primárias
Fontes secundárias
Fontes terciárias
2 Literatura cinzenta x Literatura branca
3 Obras do acervo de referência
4 Introdução às fontes de informação jurídica (BARROS, 2004)
4.1 Fontes do Direito
4.1.1 Principal
4.1.3 Secundárias
4.2 Documentação jurídica
4.2.1 Formas de apresentação da informação jurídica
Material extra: documentação e fontes de informação jurídica
Introdução à Biblioteconomia, Documentação e CI - 2 aulas (Duração: 3h14m)
1 Diferenças entre as 3 áreas
2 Biblioteconomia
2.1 Bibliotecas
2.1.1 Definição
2.1.2 História
2.1.3 Tipos de Bibliotecas
2.2 As 5 leis da Biblioteconomia
1 Documentação
1.1 Definição
1.2 Origem
1.2.1 Tratado de documentação
1.3 Finalidade
2 Ciência da informação
2.1 Objeto
2.2 Origens
2.3 Características
2.4 Infometria
2.4.1 Cientometria
2.4.2 Bibliometria
Desenvolvimento de coleções - 2 aulas (Duração: 2h56m)
1. Processo de desenvolvimento de coleções
1.1 Políticas de desenvolvimento de coleções
1.2 Estudo da comunidade
1.3 Seleção
1.3.1 Instrumentos auxiliares à seleção
1.3.2 Censura
1.4 Aquisição
1.5 Desbastamento
1.6 Avaliação de coleções
1 A seleção: um momento de decisão
2 Considerações que influenciam a seleção
3 Critérios de seleção
3.1 Critérios que abordam o CONTEÚDO do documento
3.2 Critérios que abordam a ADEQUAÇÃO AO USUÁRIO
3.3 Critérios relativos a ASPECTOS ADICIONAIS DO DOCUMENTO
4 Seleção de periódicos
5 Seleção de documentos eletrônicos
6 Organizando o processo de seleção
7 Política de seleção
8 Modelos para estruturação de políticas de desenvolvimento de coleções
8.1 Dimensões (Miranda)
8.2 Conspectus (IFLA)
8.3 Níveis de coleções da American Library Association (ALA)
Marketing para unidades de inf. - 1 aula (Duração: 1h25m)
1 Gestão orientada para o marketing
2. Definições
2.1 Marketing mix ou composto de marketing (os 4 Ps)
2.2 Os 7 Ps do marketing
2.3 Os 4 Cs do marketing
3. Marketing em organizações sem fins lucrativos
4. Administração da unidade de informação orientada pra o marketing
4.1 Análise de mercado
4.2 Segmentação de mercado
4.3 Análise do consumidor
4.4 Composto de marketing
4.5 Auditoria de marketing Exercícios para fixar
5. Plano de marketing
5.1 Elementos do plano de marketing
5.2 Etapas do plano de marketing
6. Leis da informação
6.1 Princípios do marketing da informação
Estudos de usuários - 1 aula (Duração: 1h29m)
1 O que são e para que servem os estudos de usuários;
2 Abordagens dos estudos de usuários;
3 Definições de necessidade, desejo, demanda, uso e requisitos;
4 Tipos de usuários;
5 Pesquisas qualitativa e quantitativa;
6 Métodos e metodologias de estudos de usuários de acordo com a prof. Nice Figueiredo;
7 Estudos com abordagem qualitativa de acordo com a prof. Sofia Baptista e o prof. Murilo Cunha;
8 Métodos mais utilizados na coleta de dados.
Controle bibliográfico e bibliografias - 2 aulas (Duração: 2h52)
1 Introdução
2 Contribuição da Biblioteconomia para o controle bibliográfico
3 Controle Bibliográfico Universal (CBU)
4 Bibliotecas Nacionais
5 Depósito legal
5.1 Instituição depositária
5.2 Leis brasileiras
5.3 Materiais que devem ou não ser depositados
6 Bibliografia nacional
7 Sistemas de identificação numérica de documentos
7.1 International Standard Book Number – ISBN
7.1.1 ISO 2108:2006 – Número padrão internacional de livro (ISBN)
7.1.1.1 Elementos
7.1.1.2 Exemplos de publicações monográficas à quais o ISBN pode ser atribuído
7.1.1.3 Alguns exemplos dos tipos de material para os quais um ISBN NÃO é emitido são
7.2 International Standard Serial Number – ISSN
7.2.1 NBR 10525:2015 – Número Padrão Internacional para Publicação Seriada – ISSN
7.2.1.1 Objetivo
7.2.1.2 Intercâmbio de dados
7.2.1.3 Impressão do ISSN
7.3 Digital Objetc Identifier – DOI
7.4 Outros tipos de sistemas de identificação numéricos
1. Origem
2. Definição de Bibliografia
3. Conteúdo e tipos de material
4. Finalidade
5. Nível de publicação
6. Lugar de publicação
7. Periodicidade ou época de publicação
8. Forma de tratamento
9. Alcance
10. Arrranjo
11. Outros tipos de bibliografias
12. Bibliografia Brasileira de Direito – BBD
Normalização - 4 aulas (Duração: 8h13m)
Obs: As aulas das NBRs 6034 e 12676 estão inclusas na terceira aula de Indexação. As aulas da ISO 2108 E NBR 10525 (ISBN e ISSN) estão inclusas na aula de Controle Bibliográfico.
Aula 1 de Normalização: NBR 6023:2018 (atualizada)
1 Escopo
2 Elementos da referência
3. Localização das referências (onde elas podem aparecer)
4 Regras gerais de apresentação
5 Transcrição dos elementos
5.1 Indicação de responsabilidade
Pessoa física
Pessoa jurídica
Eventos
Autoria desconhecida
5.2 Título e subtítulo
5.3 Edição
5.4 Local
5.5 Editora
5.6 Data
5.7 Disponibilidade e acesso
6 Modelos de Referência
6.1 Monografia no todo
6.2 Parte de monografia
6.3 Publicação periódica
6.4 Evento
6.5 Documento jurídico
7. Ordenação das referências
1 NBR 6028/2021 – Informação e documentação – Resumo, resenha e recensão – Apresentação
1.1 Escopo
1.2 Termos e definições0
1.3 Regras gerais
1.4 Resumo, resenha e recensão
1.4.1 Resumo
1.4.2 Resenha e recensão
1.5 Mudanças
2 NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação
2.1 Definições
2.2 Localização
2.3 Regras gerais de apresentação
2.4 Sistema de chamada
2.4.1 Sistema numérico
2.4.2 Sistema autor-data
2.5 Notas de rodapé
2.5.1 Notas de referência
2.5.2 Notas explicativas
Parte 1 – NBR 14724:2011
1 Escopo
2 Alguns termos e definições cobrados em concursos
3 Estrutura
3.1 Parte externa
3.2 Parte interna
4 Regras gerais
4.1 Formato
4.2 Paginação
4.3 Siglas
4.4 Tabelas
Parte 2 – NBR 6027:2012
1 Escopo
2 Alguns termos e definições
3 Localização
3.1 Em monografias
3.2 Em publicações periódicas
4 Estrutura
5 Regras gerais
Parte 3 – NBR 10518:2005 – Informação e documentação – Guias de unidades informacionais – Elaboração
1 Objetivo
2 Definições
3 Estrutura do guia
3.1 Elementos essenciais
3.2 Elementos complementares
4 Regras gerais de apresentação
1 NBR 6029:2006 – Informação e documentação: Livros e folhetos: Apresentação
1.1 Objetivo
1.2 Definições
1.3 Estrutura
1.3.1 Parte externa
1.3.2 Parte interna
1.4 Regras gerais de apresentação
1.4.1 Paginação
2 NBR 6021:2015 – Publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação
2.1 Escopo
2.2 Estrutura da publicação
2.2.1 Capa
2.2.2 Lombada
2.2.3 Elementos pré-textuais
2.2.4 Elementos textuais
2.2.5 Elementos pós-textuais
2.3 Publicação periódica científica em meio eletrônico
3 NBR 6022:2018 – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação
3.1 Escopo
3.2 Estrutura
3.2.1 Elementos pré-textuais
3.2.2 Elementos textuais
3.2.3 Elementos pós-textuais
3.3 Regras gerais
3.3.1 Ilustrações
Aulas adicionais (Duração: 14 horas)
1 Sistema Pergamum X Rede Pergamum
1.1 Sistema Pergamum
1.2 Rede Pergamum
2 Rede pergamum
2.1 Objetivos da Rede Pergamum
2.2 Serviços e produtos da Rede Pergamum
3 Sistema Pergamum
3.1 O que não é o sistema Pergamum
3.2 Características tecnológicas e técnicas do Sistema Pergamum
3.3 Módulos do sistema
1 NBR 9050:2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos
1.1 Definições
1.1.1 Acessibilidade
1.1.2 Acessível
2 Regras para bibliotecas e centros de leitura
2 Seis dimensões para uma sociedade acessível
explicativas
Introdução
TÍTULO I: DA ÉTICA DO BIBLIOTECÁRIO
CAPÍTULO I: DOS OBJETIVOS DO CÓDIGO
Art. 1º
CAPÍTULO II: DA NATUREZA, FUNDAMENTO E OBJETO DO TRABALHO DO BIBLIOTECÁRIO
Art. 2º
Art. 3º
Art. 4º
CAPÍTULO III : DOS DEVERES DO BIBLIOTECÁRIO
Art. 5º – São deveres do bibliotecário:
Art. 6
CAPÍTULO IV : DAS PROIBIÇÕES AO BIBLIOTECÁRIO
Art. 7º – Não é permitido ao bibliotecário, no desempenho de suas funções:
TÍTULO II: DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES
CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO DAS INFRAÇÕES ÉTICO-DISCIPLINARES
Art. 8º
Art. 9º – São infrações ético-disciplinares passíveis de penalidades:
Art. 10
CAPÍTULO II: DAS CIRCUNSTÂNCIAS ATENUANTES E AGRAVANTES
Art. 11 – São circunstâncias atenuantes:
Art. 12 – São circunstâncias agravantes
CAPÍTULO III: DAS PENALIDADES
Art. 13
Art. 14
Art. 15
CAPÍTULO IV: DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 16
Art. 17
1 Escopo
2 Referência Normativa
3 Termos e definições
4 Regras gerais
4.1 Seções
4.2 Alínea
4.3 Subalínea
4.4 Indicativos
Título I Disposições Preliminares
Título II Das Obras Intelectuais Capítulo I Das Obras Protegidas
Capítulo II Da Autoria das Obras Intelectuais
Capítulo III Do Registro das Obras Intelectuais
Título III Dos Direitos do Autor
Capítulo I Disposições Preliminares
Capítulo II Dos Direitos Morais do Autor
Capítulo III Dos Direitos Patrimoniais do Autor e de sua Duração
Capítulo IV Das Limitações aos Direitos Autorais
Capítulo V Da Transferência dos Direitos de Autor
1 Introdução ao Diário Oficial da União
2 Acesso ao Diário Oficial da União
2.1 Etapas para a realização desse serviço
2.2 App do DOU
3 Normas gerais a serem seguidas na publicação do Diário Oficial da União
3.1 Competência para a publicação
3.2 Meio de publicação
3.3 Autenticidade da versão eletrônica
3.4 Divisão em seções
3.5 Periodicidade da publicação
3.6 Atos publicados integralmente
3.7 Atos publicados em extrato
3.8 Atos de publicação vedada ]
3 Estrutura do DOU
SEÇÃO 1 – Atos normativos
3.2 SEÇÃO 2 – Atos de pessoal
3.3 SEÇÃO 3 – Contratos, editais, avisos e ineditoriais
4 Diário da Justiça Eletrônico (DJe)
Conteúdo temporário. Você deve inserir o seu texto aqui! Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.
O curso é constantemente atualizado, de modo a abarcar todas as matérias de Biblioteconomia cobradas nos editais.
Bônus? Temos.
- 👩🎓 Aula complementar: Tópicos especiais para concursos de Universidades, Institutos Federais e Cefets
- ⚖️ Aula complementar: Tópicos especiais para concursos de Tribunais, Ministério Público, Assembleias e Câmaras Legislativas
- 🎒 Aula complementar: Tópicos especiais para concursos de Prefeituras e Secretarias de Educação (enfoque: Biblioteca Escolar)
- 🏛 Aula complementar: Tópicos especiais para concursos de Prefeituras e Secretarias de Cultura (enfoque: Biblioteca Pública)
- 🚑 Aula complementar: Tópicos especiais para concursos de bibliotecas da área da saúde
- Todos os aulões semanais passados e dos próximos 24 meses.
- 🗓 Oficina de planejamento de estudos
- 👩🏽💻 Oficina de organização de estudos no Notion
- 🧠 Oficina de mapas mentais digitais
- 👋 Aulão: como não cair nas pegadinhas das bancas e chutar melhor em concursos de Biblioteconomia
- 🤓 Aulão: como localizar materiais para estudar conhecimentos básicos
- 🧠 Oficinas com prof. convidada: Oficinas de mapas mentais e de Sketchnoting, com Malu Carvalho
- 🤔 Aulão com prof. convidado: O que estudar de conhecimentos básicos, com Everson Barcelos
- 📚 Bibliografia básica comentada
Resumindo...
É tanta coisa que cê nem lembra mais, né minha filha? 😅
Todas as aulas já estão gravadas e cada uma tem duração média de 1 hora e meia.
Com o conteúdo das aulas esquematizadinho, só no ponto de você estudar e aprender. Cada mapa contém entre 5 e 10 páginas, a depender da aula.
Com o conteúdo das aulas organizadinho, e com questões a cada bloco de conteúdo, para você treinar e praticar na hora.
No fim de cada ciclo rola um simulado pra você treinar todas as matérias que estudou.
Aulas de Tópicos especiais para concursos de diferentes esferas + Oficina de planejamento de estudos + Oficina de organização de estudos no Notion + Oficina de mapas mentais digitais + Aulão: como não cair nas pegadinhas das bancas e chutar melhor em concursos de Biblioteconomia + Aulão: como localizar materiais para estudar conhecimentos básicos + Oficinas com prof. convidada: Oficinas de mapas mentais e de Sketchnoting, com Malu Carvalho +Aulão com prof. convidado: O que estudar de conhecimentos básicos, com Everson Barcelos + Bibliografia básica comentada
Fico muito orgulhosa de só ter alunos satisfeitos (e são eles que estão dizendo). Vem fazer parte dessa comunidade descomplicada também.
Satisfação garantida 😌
Por Lei, você tem 7 dias de garantia e poderá a qualquer momento solicitar reembolso da sua compra caso não queira dar continuidade aos seus estudos ao longo desse prazo. É só mandar sua solicitação de reembolso dentro desse prazo para o e-mail contato@biblioconcurseiros.com.br que você receberá 100% do seu dinheiro de volta.
Agora sim, amada! Clica no botão abaixo e se inscreve logo. 👸🏽
De R$997
Por até 12x de
R$69,56
ou R$697 à vista
A professora
A prof. Suzane Lima, nasceu na cidade de Imperatriz (MA) e foi criada na Ceilândia (DF). De origem humilde, sempre estudou em escola pública, mas conseguiu passar no vestibular de Biblioteconomia da Universidade de Brasília em 2006.
Como boa moradora do DF, já entrou na UnB de olho nos concursos.
Entretanto, sem nenhuma orientação e sem poder pagar por um cursinho, deu muitas voltas até ser aprovada e deixou muitas oportunidades passarem.
Mas não desistiu e, em 2013, abriu o blog Biblio Concurseiros, onde começou a compartilhar conhecimento sobre concursos de Biblioteconomia.
Foi aí que, descomplicando alguns conteúdos complexos para poder ensinar aos leitores do blog, conseguiu rapidamente sua aprovação alguns meses depois. É biblio concursada no IBGE até então, e agora mora no Rio de Janeiro (RJ).
Continua compartilhando o que aprendeu e vem aprendendo com outros biblio concurseiros que também estão na luta por um trabalho digno e salários justos na carreira pública, assim como eu ela já esteve uma dia.
Dúvidas frequentes 🧐
Ao todo, o curso dispõe de 43 aulas e tem carga horária total de 73 horas, sem contar os bônus. As aulas já estão todas disponíveis para você começar a estudar imediatamente.
As aulas já estão todas gravadas, então você pode assisti-las no dia e horário que você quiser. 😉
Sim. É só sentar e estudar. 😉
As aulas ficarão disponíveis por 24 meses desde a data da compra. Os mapas mentais e apostilas você poderá baixar e mantê-los com você para sempre. Lembrando que você poderá acessar atualizações das aulas ou materiais do curso durante o seu período de acesso.
Sim. O curso tem um certificado emitido pela Hotmart, com carga horária de 80 horas (considerando o tempo de 73 horas de aulas, de resolução dos 7 simulados e das aulas bônus). Mas vou ser bem sincera com você: não sei se é uma boa inserir esse certificado no seu currículo se o seu objetivo for procurar um emprego na iniciativa privada, ok?
Por Lei, a sua compra tem garantia de 7 dias. É a lei! Se você não gostar do curso poderá pedir reembolso dentro desse prazo . O risco é todo meu!
Se você ainda tem alguma dúvida que não tenha sido respondida aqui, me manda um inbox no insta ou um e-mail para contato@biblioconcurseiros.com.br .
As vagas estão esgotadas, mas você ainda pode entrar na lista de espera.
© SUZANE LIMA TREINAMENTOS E CONSULTORIAS LTDA | CNPJ: 43.857.418/0001-64
TERMOS DE USO