fbpx

Vale a pena fazer um concurso se você ainda não concluiu a graduação em Biblioteconomia?

Essa é uma pergunta que recebo com frequência e, confesso, quando eu estava na faculdade de Biblio também me questionava a mesma coisa.

Afinal… e se eu passasse e não me formasse a tempo para assumir o cargo?

E se eu não tivesse tempo para conciliar os estudos para concursos com as matérias da faculdade?

E se eu investisse o dinheiro da inscrição em outra coisa, já que provavelmente não teria chance de passar mesmo?

Assim, é importante se esclarecer sobre cada um desses 3 pontos para tomar uma decisão.

Vamos a cada um deles?

🥲 E se você passar e ainda não tiver se formado?

E O DIPLOMA… 🙈

Algumas universidades oferecem a possibilidade de acelerar a conclusão do curso para alunos aprovados dentro das vagas em concursos.

Aconteceu com minha irmã, que estudava na Universidade de Brasília e foi aprovada no “concurso”* da Petrobrás.

Ela acelerou 3 semestres em 1 e deu tempo de colar grau antes da nomeação.

Mas, preciso te contar a real: é possível que aconteça, mas o mais provável é que você não passe nos primeiros concursos que você for fazer. 

Assim, começar a fazer provas desde já te dará a bagagem e o impulso necessário para, depois de ter seu diploma, estudar de forma mais assertiva e direcionada. 

Eu comecei a fazer provas desde que eu estava no sétimo semestre de Biblio.

Quando me formei, fiz uma prova alguns meses depois pro “concurso” * do Sebrae-DF e fui aprovada em 1º lugar. Assim, meu período de recém formada desempregada durou pouco e já pude começar a adquirir experiência na área e ganhar minha dinheirinha pra me inscrever e viajar para fazer muitos concursos desde então, até conseguir minha sonhada aprovação. 

Tenho absoluta CERTEZA que isso não teria acontecido se eu tivesse deixado pra estudar e fazer provas só depois de formada.

Além disso, ainda tem que alguns concursos demoram alguns anos até chamarem os aprovados e os candidatos que ficam no cadastro de reserva.

Por exemplo, minha irmã (novamente) fez o concurso da Aneel em 2010, quando ainda estava na faculdade, ficou em 5º lugar, fora das vagas, e foi nomeada em 2015, quando o concurso tava quase perdendo a validade.  

* Obs.: Concurso entre aspas porque o regime de trabalho nas instituições mencionadas é CLT. Assim, embora haja uma prova e concorrência, a nomenclatura correta seria processo seletivo e não concurso público.

E o tempo para conciliar o estudo para concursos com o estudo das matérias da faculdade?

Quem tá se fazendo essa pergunta? Você ou o seu perfeccionismo?

A gente tem a mania de querer só começar a fazer algo quando todas as condições estiverem favoráveis para esse algo acontecer da forma ideal.

Fala sério… será mesmo que você não tem tempo para estudar 3 horas por semana que seja para concursos? 

Com organização e planejamento é possível conciliar esses estudos sim. E começar pequeno é melhor do que não começar, acredite.

Aqui no Guia dos concursos de Biblioteconomia te ensino a se organizar e planejar mesmo que você tenha pouco tempo para estudar, seja uma pessoa procrastinadora e com dificuldades para manter a constância.

💸 E se eu investisse o dinheiro da inscrição em outra coisa, já que provavelmente não teria chance de passar mesmo?

Essa é a pergunta que mais faz sentido, afinal: se você não estudou e não tem nenhuma bagagem em concursos o mais provável é que você não consiga sua aprovação ainda, certo?

Com as taxas de inscrição tão caras (algumas custam mais de 200 pilas), pra que desperdiçar o seu rico dinheirinho?

Não é mia fácil só baixar e resolver a prova depois pra pegar experiência?

Sim. Isso faz MUITO sentido. Eu mesma deixei de me inscrever em alguns concursos até depois de formada por esse motivo: não tinha chance de passar, então pra que me inscrever e gastar meu dinheiro?

O único problema desse pensamento é que ele nos leva a um estado muito perigoso pra  quem quer passar num concurso: a FALTA DE COMPROMISSO. Quer dizer… você não se inscreveu em nenhum concurso mesmo, então pra que estudar?

A verdade é que a esperança de aprovação, mesmo quando ela é improvável, dá mais vontade de estudar e é uma ótima forma de você se comprometer com os estudos.

Quer dizer… você pode até não passar, mas você pode fazer tudo o que está ao seu alcance para conseguir.

Então mesmo que você não saia se inscrevendo em todos os editais antes de se formar, seria interessante se inscrever em um ou outro.

E se você quer se preparar para concursos de Biblioteconomia, se inscreva aqui no meu curso preparatório completo, o Biblioteconomia Descomplicada para Concursos (ou entre na lista de espera, caso as vagas estejam esgotadas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *